O Código Brasileiro de Defesa ao Consumidor (CDC), garante a responsabilidade entre fornecedor (fabricante do produto e ou prestador de serviço) com o consumidor final (Cliente).

Sendo assim, a Suns, visando atender as expectativas dos clientes. Buscou melhorar o atendimento, Bem como, optamos por otimizar as ocorrências. Aumentando assim a produtividade do nosso trabalho com eficiência e qualidade.

OCASIONA PERDA DA GARANTIA DO PRODUTO

A princípio, não estão cobertas por garantia, peças que apresentarem as seguintes características:

  • Danos físicos aparentes, causados por mau uso ou tentativas de consertos (peças desmontadas, torcidas, quebradas, instalação ou aplicação inadequada, chicotes cortados etc.).
  • Peças usadas, com percepção de desgaste por um longo período.
  • Danos causados por acidentes naturais e desastres.
  • Danos ocasionados por movimentação indevida ou prática incorreta de armazenagem.
  • A falta de componentes do produto.

SOBRE ENVIO DA GARANTIA

  • A Suns, disponibiliza via site dois formulários para preenchimento obrigatório. Como por exemplo, os dados do cliente, relatando o(s) produto(s) e o defeito(s) sempre acompanhado de nota fiscal. Por fim este procedimento obedece ao que determina a legislação
  • A Suns tem 24 horas para abertura da autorização no setor de garantia. Sendo assim, após o recebimento do formulário ele devera passar por analise;
  • Após o envio da autorização o cliente terá o prazo de 30 dias para nos enviar os produtos com a nota fiscal;
  • A Nota fiscal será conferida e validada de acordo com compra original e formulário preenchido;
  • Após análise do formulário e a conferencia dos itens solicitados, iremos enviar uma autorização que será um modelo da nota que o cliente deverá emitir exatamente igual contendo as informações dos campos adicionais. Como por exemplo, NF de origem e Nº de autorização. Por fim, após isso o cliente deverá   nos enviar   o(s) produto(s) acompanhado das respectivas notas, com frete pago. (FOB).
  • Só aceitamos reclamações de avarias ou falta de mercadoria em até 3 dias a partir do recebimento. Sempre confira os seus pedidos no seu recebimento.
  • PRAZO: O prazo de garantia são de 6 meses, a partir da emissão da nota fiscal de venda, podendo se estender por mais 3 meses para cliente final mediante NF. de compra junto ao seu revendedor.
  • Sobre o retorno de Garantia: As despesas dos fretes será de responsabilidade da Suns com frete (CIF)
  • Prazo do retorno da garantia realizada  são de  30 (Trinta) dias a partir da entrada da mercadoria e Nota Fiscal na empresa.
  • A Suns, não faz garantia   ANTECIPADA, só   fazemos envio mediante nota de remessa em garantia conforme política da empresa.
  • Suporte técnico: temos um suporte técnico que atende de segunda a sexta das 9h às 17h para dúvidas sobre aplicação, montagem ou algum problema que possa ocorrer.

PROCEDIMENTOS REMESSA EM GARANTIA

  • A emissão da nota fiscal deve descrever todos os itens.
  • A natureza de operação da nota fiscal deverá ser: Outras saídas de mercadoria – Remessa Garantia
  • O CFOP deve ser:  5.949 (dentro do Estado) ou 6.949 (fora do Estado);
  • Os impostos ICMS e IPI devem ser destacados conforme documento originário (NF de venda);  
  • No formulário, deve-se destacar o número da nota de venda de origem, bem como sua data de emissão deverá ser conforme a nossa Nota Fiscal de Fornecimento do referido produto. Acesse o formulário através deste link!

A DEVOLUÇÃO

  • Devolução sobre qualquer produto dentro do prazo de (7) sete dias uteis a partir da data de compra conforme artigo 49 do Código Defesa do Consumidor.
  • Deve-se enviar a mercadoria para o endereço de origem. Bem como sua embalagem original deve estar intacta, (acompanhada de todos os acessórios e com todos os componentes do produto)  sem nenhuma avaria. Por fim a mercadoria não poderá apresentar indício de uso, caso contrário não será possível a devolução.
  • Ressarcimento de Valores: Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de 7 dias:
  • Boleto ou transferência bancária: O estorno segue em até 10 dias uteis
  • Ou ainda poderá ficar como credito em caixa para utilizar em uma próxima compra;
  • ATENÇÃO: O processo de restituição dos valores serão validados após recebimentos e análise das condições do produto e ou mercadoria.

PROCEDIMENTO PARA A DEVOLUÇÃO

  • Deve-se Emitir a Nota Fiscal de Devolução. A mesma tem o intuito de anular as operações de compra ou venda, inclusive sobre os impostos.
  • Desta maneira deve-se observar os impostos vigentes na nota fiscal de saída do estabelecimento fornecedor. Bem como, a Nota Fiscal de devolução sempre deve ser emitida da mesma forma com que foi a Nota Fiscal de origem.
  • Natureza de Operação:
  • Devolução de Compra para comercialização
  • CPOP deve ser: 5.411 (dentro do Estado) ou 6.411 (fora do Estado) 5.202( 6.202
  • A Nota fiscal deve ser idêntica a nota fiscal de origem (VENDA).
  • Destacar os impostos
  • A mercadoria devolvida deve ser necessariamente a mesma
  • Dados adicionais, mencionar número da Nota original   e nº da autorização (OS).

DESPESAS DE FRETE

  • O envio dos itens serão sempre (FOB) de responsabilidade do cliente

Os retornos dos itens serão sempre (CIF) de responsabilidade da SUNS

Para solicitar a devolução de mercadoria é necessário preencher o formulário com as devidas informações: O número da nota de venda de origem, bem como sua data de emissão deverá ser conforme a nossa Nota Fiscal de Fornecimento do referido produto. Acesse o formulário através deste link!

Por fim, a Suns agradece a sua compreensão e conta com a colaboração de seus clientes e parceiros.